CONDICIONAMENTO FÍSICO

Publicado por Ruy Erize em

CONDICIONAMENTO FÍSICO NO INSTITUTO ERIZE DE ARTES MARCIAIS

Ruy Erize 01/01/2020

     O condicionamento físico nas artes marciais é para o praticante ter a capacidade de realizar as técnicas com facilidades e diminuir a possibilidade de lesões.

     Esta *aptidão física nas artes marciais já vem embutida nas rotinas, treino básico (kata ou kihon),  divididas em níveis de dificuldades para que o praticante se desenvolva gradualmente sem lesões graves.

     O condicionamento físico é multidisciplinar, com exercícios aeróbicos e anaeróbicos, para atender às técnicas diferenciadas.

     Hoje em dia, a rotina diária dos praticantes está cada vez mais corrida por causa do trabalho, família e estudos, reduzindo a prática e diminuindo a frequência nos kwoon e dojo. Normalmente frequentam entre 1 ou 2 vezes por semana.

     É frequente algumas pessoas questionarem que a quantidade é pouca. Muitos acabam desistindo por acharem que não conseguem acompanhar o ritmo dos treinos.

Uma questão que os professores e instrutores devem orientar os interessados pela prática das artes marciais é: o que eles buscam? Se for para conhecer, desenvolver no estilo ou se é uma questão de estética. Se a procura for estética, com uma vez por semana ou duas não vai ter o resultado desejado. Porém se for para aprender e conhecer, a frequência de uma vez no kwoon ou dojo é suficiente.

É possível treinar uma vez por semana e ter uma boa técnica. O condicionamento físico tem que ser praticado pelo menos 3 vezes por semana além do treino técnico.

      Eu acredito e recomendo, para as pessoas que podem praticar somente uma vez por semana conseguirem evoluir nas artes marciais, devem intercalar o treino com outras atividades nos outros dias para que não fiquem muito tempo sem fazer atividades físicas. Estas atividades ajudam no processo de aprendizagem nas artes marciais.

      Se você treina duas vezes e treina outra modalidade, tente não coincidir os dois treinos no mesmo dia. Vai atrapalhar a programação de aula do seu professor. E vai ter uma sobrecarga de atividades. É importante ter um intervalo. Se praticar arte marcial nas 3ª e 5ª feiras, tente fazer outra atividade nas 2ª, 4ª e 6ª feiras.

     Podem praticar qualquer atividade física: crossfit, musculação, pedalada, corrida, escalada, HIIT, natação, esportes coletivos (futsal, basquete, vôlei, handebol), etc.

      É importante que os dois profissionais saibam o que vocês praticam para orientar melhor nas atividades e montar uma programação de treino.

      Qualquer atividade que você fizer vai te ajudar na sua prática da arte marcial.

      Na apostila do estilo JKD, ensinado no IEAM, temos esta definição relacionada aos treinos físicos que o mestre Bruce Lee praticava:

“Cross training é um termo relativamente moderno, geralmente usado para descrever um regime de treinamento multi facetado (peso/corrida/natação, etc.). Há muitos componentes para desenvolver o físico e muito obviamente, quanto mais se treina, mais disciplinado você se torna. O aumento da sua confiança e o desenvolvimento do seu físico será uma vantagem” (apostila do JKD Erize, marrom 2016/2017 página 10).

     Com relação aos treinos da Bujinkan, temos treinos de acrobacias, escaladas, equitação, corridas, natação e outras modalidades específicas.

     Muitos têm em mente que os treinos de artes marciais são restritos em kwoon ou dojo, e se baseiam em  defesa e ataques de soco e chutes, desconhecendo esta amplitude das artes marciais.

     Lembrando que estou me referindo à arte marcial e não sobre lutas (esporte de combate). As lutas têm uma preparação física específica para campeonatos, exigindo mais do praticante. Quanto mais o atleta se dedicar, mais ele vai ter o resultado que deseja.

     Se você for praticar arte marcial não importa a quantidade, se é uma ou duas vezes por semana, você vai conseguir evoluir na prática. Quem quer treinar lutas tem que se dedicar mais, quanto mais tempo estiver sob a orientação de sua equipe técnica irá ter melhores resultados.

Escolha o estilo que lhe agrade e pratique!

*Aptidão física nas artes marciais: é colocar a sua postura natural do dia a dia na prática do estilo que escolheu praticar, ser natural durante os treinos. Nenhuma arte marcial tem posturas ou formas de deslocamento que sejam desconfortáveis para o praticante.

 

Referências

Apostila Jeet Kune Do Brother’s Association 1994

Apostila JKD ERIZE 2016/2017

Apostila IEAM / NINJUTSU  2017/2018

MUSCULAÇÃO TOTAL VOL4: PREPARAÇÃO FÍSICA COM UTILIZAÇÃO DE SOBRECARGA NOS ESPORTES DE LUTA, Waldemar Marques Guimarães neto. São Paulo; Phorte editor, 201.

 

 


1 comentário

jerrod dalgety · 5 de janeiro de 2020 às 05:01

Hi there, I enjoy reading through your article post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *