MMA – mix martial arts

Publicado por Ruy Erize em

MMA – mix martial arts

Ruy Erize 10/02/2020

MMA (Mix martial arts) é um termo conhecido atualmente como um esporte popular de lutas de contato. Porem na historia esta junção de conhecimentos é antiga e comum entre os estudiosos das artes marciais e lutas. Os praticantes das artes marciais sempre estudaram mais de uma “serie de combate”.

As “series de combate”, consiste em três series que utilizam as armas naturais do corpo. Para desferir ataques utilizando os membros superiores e inferiores.  Usa o corpo para gerar potência e alavancas. E uma serie de armas não naturais (bastões, faca, espada etc.).

As 4 series de combate são:

1ª serie de combate é o chute;

2º serie de combate são os socos, utilizando com a mão aberta ou fechada;

3ª serie é a de contato corporal que inclui as projeções, luxações, estrangulamentos, a luta no solo;

4ª serie são as de armas não naturais.

Observando que não são todos os estilos que divide os seus treinamentos seguindo as series de combate desta forma.

Atualmente alguns estilos reduzirão o treinamento destas series de combate, talvez pela influência cultural de outras modalidades de lutas, ou modismo de simplificação.

Treinam pelo menos em duas ou três series de combate conforme o seu estilo.

Nas artes marciais tradicionais, o estudante flui entre as quatro series de combate, detalhando o seu estudo, mostrando a conexão entre as quatro series de combate.

foto 01

Tem relatos que em 648 A.C. já eram realizados eventos semelhantes ao MMA moderno. Foi  realizado na Grécia com o estilo de luta chamada de Pancrácio (pankration do grego pan, que significa tudo ou vários, e  kratos que significa força).

 

 

 

foto 02: Mestre João Ricardo e mestre Roberto Leitão

No Brasil no período de 1920 no Rio de Janeiro eram palcos de desafios entre praticantes de varias modalidades. Lutadores desafiavam adversários de outras modalidades para mostra a superioridade do seu estilo, o adversário poderia ser amador ou profissional.

É atribuída neste período de 1920 à criação de dois estilos importantes do Brasil que tem influencia direta nos vale tudo e MMA, o Jiu Jitsu brasileiro e a Luta Livre brasileira.

 

 

LUTA LIVRE

A luta livre é atribuída a versão moderna ao grão mestre Roberto Cláudio das Neves Leitão e o grão mestre João Ricardo Nascimento de Almeida sequenciados com os mestre Hugo da Silva Duarte e mestre Johil de Oliveira.

A luta de solo, com um refinamento técnico apurado por não usar o auxilio do uniforme (Do Gi), projeções com uma grande conexão da luta olímpica. A luta livre também era conhecida por outros nomes, luta de calção, luta esportiva

foto 03: mestre João Ricardo orientando, na sua primeira visita ao Instituto Erize em Montes Claros MG 2019.

 

 

JIU JITSU BRASILEIRO

A criação do  Jiu Jitsu brasileiro é atribuída a família Grace, residentes em Belém do Pará . Começando com o mestre Carlos Grace  que ensinou aos seus irmãos. Porem o caçula da família, Helio Grace que viria mais tarde receber o titulo de gênio do Jiu Jitsu brasileiro. O Jiu Jitsu brasileiro é munido das técnicas de projeções e da luta do solo, podendo utilizar o Do Gi para finalizações.

foto 04: mestre Carlos Grace

foto 05: mestre Helio Grace

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No ringue o atleta desfere ataques de socos (jab, cruzado etc.), chutes (frontais, circulares etc.), projeções e a luta no solo. São três “series de combate” do treinamento de um artista marcial.

Não confundem o contexto de treinamento para uma competição de MMA, com  treinamento para defesa pessoal e das artes marciais tradicionais. São ambientes totalmente diferentes, podendo utilizar a mesma preparação física e técnicas, porem a aplicação é muito diferente.

 

 

Referências

Alves Garcia, Roberto; Lima da Silva, Nádia; Josué Votre,Sebastião. A LUTA LIVRE NO SÉCULO XX NO RIO DE JANEIRO. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 379-390, abr./jun. de 2016.

Poderoso de Souza, Rodrigo. Metodologia das lutas. Pós graduação em MMA, faculdade unyleya.

Fotos:
01 Pankracion
https://revgearsports.com/pankration-original-mma/
02 Foto de Beto leitão e João Ricardo
http://www.lutalivreuniversity.com/courses?locale=en
03 acervo particular do Instituto Erize de Artes Marciais
04 mestre Carlos Grace
https://papodehomem.com.br/carlos-gracie-homens-que-voce-deveria-conhecer-44/
05 mestre Helio Grace
https://institutomoosooldo.wordpress.com/2013/02/14/mestre-helio-gracie-e-o-brazilian-jiu-jitsu/

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *