PROTETOR BUCAL
PROTETOR BUCAL
Ruy Erize 02/01/2020
Os protetores bucais são equipamentos de proteção que se encaixa nos dentes.
Funcionando como amortecedores, distribuindo as forças durante o golpe e prevenindo maiores traumas.
Frequentemente utilizados por crianças e adultos em esportes ou em artes marciais (luta livre, Jeet Kune Do, boxe, MMA, basquete, etc.) e atividades físicas (musculação, cross fit, etc).
É recomendável utilizar também com o uso de aparelho ortodôntico fixo ou prótese dentaria.
O uso do protetor bucal é muito importante para prevenção de fratura dos dentes, laceração dos tecidos moles (língua, bochechas, gengivas e lábios), deslocamento da mandíbula, fratura dos ossos da face, traumas na região da ATM (articulações temporomandibular).
Principais qualidades dos protetores bucais devem ser confortável, durável, não atrapalhar a respiração ou fala e ser fácil de limpar.
Tipos de protetores bucais:
1- Protetores que são feitos em silicone e vendidos em um único tamanho, entretanto eles podem ser moldados de acordo com a arcada dentária do usuário, após serem banhados em água fervendo. Conhecido também como protetor bucal termo – ajustáveis. Existem dois modelos, o simples e o duplo.
2 – Protetores feitos sob medida (personalizados): Esses protetores são os mais confortáveis, pois são feitos por um cirurgião-dentista sob medida com um encaixe perfeito para a arcada dentária, proporcionando conforto e trazendo grande proteção aos dentes, língua e mandíbula. São feitos de acordo com o desejo de seu dono que pode escolher cores, imagens que podem ser inseridos neles. A espessura do protetor bucal pode variar de acordo com o esporte que pratica.
Cuidados com o protetor bucal:
- Lavar o protetor de boca com água fria e sabão neutro ou enxaguar a boca antes e depois de cada utilização.
- Colocar o protetor de boca em um recipiente perfurado para armazenar ou transportar. Isto permite a circulação de ar e ajuda a evitar danos.
- Proteja o protetor de boca de altas temperaturas para minimizar a alteração da forma.
- Verifique o protetor, se você encontrar furos ou rasgos nele ou se fica solto ou causa desconforto.
- Enxágue-o e guarde-o em um estojo, em temperatura ambiente, até a próxima prática.
- Você pode limpá-lo com creme dental e escova de dente.
Lembrando que o protetor é um equipamento individual. Um equipamento que sofre desgastes com o decorrer do tempo, que precisa ser substituído.
Referências:
https://blogdaseguros.com.br/protetor-bucal-na-pratica-esportiva/