FAMÍLIA DE GUERREIROS

Publicado por Ruy Erize em

FAMÍLIA DE GUERREIROS

Ruy Erize 09/09/2020

Eu sabia que os símbolos, os brasões, que nos colocamos em nossos escudos e usamos como nossa marca pessoal era muito importante. Representa a sua característica pessoal, familiar, profissional consequentemente social.

A minha família tem com o brasão de um peixe, de origem do meu pai. Eu não sei a criação deste brasão que ele usava para marcar suas coisas ou bens. Ele era conhecido como Zé peixinho ou Peixinho. Nunca parei para analisar ou conectar essas características. Depois de muito tempo, por causa pandemia no Brasil, estive revendo alguns materiais para digitalizar encontrei uma lenda oriental, chinesa e japonesa, que explica a representação do peixe e suas características. O peixe, a carpa, simboliza a prosperidade, longevidade e fertilidade.

Muito popular em representações em tatuagem, o peixe (carpa) representa enfrentar as dificuldades em sua jornada, lutando contra a correnteza subindo o rio, quando chegava ao topo da montanha se tornava um dragão. O dragão representa na cultura oriental, um animal detentor de sabedoria, força, poder, proteção e riqueza.

Por causa desta lenda acredito que nossa família seja uma família de grandes guerreiros.

É natural de a carpa crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente.

Reflete-se nas pessoas, nas características emocional, espiritual e intelectual; tem a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca.

Enquanto a carpa é obrigada em aceitar os limites do seu mundo.

Nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos e objetivos que devemos correr atrás. Enfim temos dentro de nós um potencial infinito para a felicidade, harmonia, inteligência e todos os demais atributos que podemos desenvolver.

Na cultura das artes marciais o foco é não deixar se abater nas dificuldades, treinando a sua mente, físico para alcançar o seu objetivo.

Há um provérbio utilizado na escola de samurai kukishiden ryu que se diz:

“Cair oito vezes e levantar nove com a fúria do demônio”. O demônio tem a conotação na cultura oriental como determinação, vontade…

Na BUJINKAN BUDO TAI JUTSU é recomendado pelo soke Masaaki Hatsumi que temos que praticar com a inocência e o espírito de uma criança, na prática do BUDO para alcançarmos o coração puro (BUTOKU) e ao nível de uma consciência superior.

As carpas são homenageadas no Japão no dia das crianças (kodomo no hi), no dia 5 maio.

É muito Coincidência e interessante às conexões do brasão, a data de nascimento do meu pai com a lenda de koi. E quem conhece a minha trajetória dentro das artes marciais.  Acredito que meus irmãos tenham a determinação, sabedoria e os outros atribuídos da lenda de koi.

Somos uma família de guerreiros.

 

 

Referência

https://www.japaoemfoco.com/mitologia-oriental-significado-das-carpas-koi/#:~:text=A%20carpa%20que%20alcan%C3%A7asse%20o,objetivos%20alcan%C3%A7ados%20ou%20metas%20cumpridas.

https://www.japaoemfoco.com/koinobori-kodomo-no-hi/

Bujinkan Budo Tai Jutsu Para Niños – José Maria cônego Shihan 1997

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *