A SIMPLICIDADE DO BASTÃO
“A simplicidade é o último grau da sofisticação” Leonardo Da Vinci
Apesar de ter uma aparência simples e até mesmo inofensiva, o bastão pequeno ou bastão curto é um excelente equipamento de defesa pessoal ou como uma ferramenta de trabalho para os agentes de segurança.
O bastão tem origem nas civilizações que utilizava na caça, quanto a sua defesa contra os predadores e oponentes. Comum nas civilizações nativas do Brasil conhecidas como bordunas ou tacape.
O bastão está sendo redescoberto pela sociedade e agentes de segurança pela sua inúmeras vantagens em situação de conflito. A pessoa utiliza como um objeto de legítima defesa pessoal contra a sua integridade física. Os agentes de segurança utilizam para neutralizar de forma efetiva sem causar danos irreparáveis ao agressor.
É acessível a todos, independente de sexo, idade ou estilo de arte marcial. Não requer força ou habilidades físicas excepcionais.
Conhecendo e praticando as técnicas será um excelente meio defensivo para os agentes de segurança. Com a prática regular irão conseguir utilizar de forma mais efetiva.
No livro stick fighting techniques of self defense, publicado em 1971 o grão mestre Masaaki Hatsumi comenta a importância da utilização do bastão.
“Se você estiver armado, é claro, terá uma chance muito melhor. Mas qual arma você escolheria? Uma arma certamente é eficaz, mas é letal. Uma faca é sem dúvida conveniente, mas se você usar uma, será forçado a matar ou mutilar. Por outro lado, não vamos ao outro extremo e digamos de um agressor armado que ele está apenas psicologicamente perturbado e que devemos evitar feri-lo. Nosso objetivo, então, é nos defendermos adequadamente e, ao mesmo tempo, sermos capazes de controlar o grau de dor e dano que infligimos. Portanto, devemos buscar uma arma que, quando usada com habilidade, pode subjugar e subjugar sem ter efeitos automaticamente letais como uma arma ou faca.”
Existem Bastões de vários formatos e tamanhos. Feitos de madeira, polipropileno (polímero) ou de metal.
Alguns tipos de bastões são populares por causa das artes marciais – Bastões de 1,80 no Japão conhecido como “Bo”, bastão de 1,20 o “Jo”, bastão de 90 cm o “hanbo”, bastão de 70cm “tan bo”. Bastões de 30 cm kubotan etc.. Cada tipo de bastões pode ter mais de uma nomenclatura dependendo da região ou país. Existem outros modelos de bastões porém não populares.
No mercado atual temos acesso a vários modelos de bastões – tonfa, bastão periscópio, cassetete, kubotan, caneta tática …
Muitos estilos de artes marciais deram mais ênfase na prática do bastão em suas aulas que eram transmitidas no período da pandemia, despertando um interesse maior para aprofundar nos estudos sobre os bastões.
Pratique com segurança, pratique com um profissional que vai te orientar nas aplicações corretas sem correr o risco de lesões.
Fotos do arquivo do Instituto Erize de Artes Marciais:
01.Fernando Junior e Rodrigo Cordeiro;
02. Jadson e Raphael Veloso;
03. Vinicius e Aldir
04. Jadson e Rubens
Capa – Ciro Rocha e Ruy Erize
Referências
JOSE S. NALDA. Tambo Jutsu en Dibujos.
MASAAKI HATSUMI, QUINTIN CHAMBERS. Stick fighting techniques of self-defense, kodansha international 1971