ARTES MARCIAIS MISTAS NO INSTITUTO ERIZE

Publicado por Ruy Erize em

 ARTES MARCIAIS MISTAS NO INSTITUTO ERIZE

Ruy Erize 26/12/2020

Em 2021 vamos iniciar os treinos de MMA no instituto Erize de artes marciais. Quero que vocês conheçam esta modalidade que vem crescendo mundialmente. Incentivando muitos jovens a se interessarem em praticar. Que seja com o objetivo de competir ou para a saúde física e saúde mental o número de alunos vem crescendo nas academias.

logo IEAM MMA

foto 01

MMA (Mix martial arts) é um termo conhecido  como um esporte popular de lutas de contato. Porém na história esta junção de conhecimentos é antiga e comum entre os estudiosos das artes marciais e lutas.

É um esporte que muitos não conhecem. 

O MMA é uma versão moderna do vale tudo, popular no Brasil até os anos 90. O MMA  inclui várias regras para integridade física dos atletas.

Há registros que já eram praticados algo semelhante na Grécia em 648 a.c.. O estilo Pankration era utilizado nesses eventos. Pankration é uma combinação de duas palavras gregas: pan, que significa tudo ou vários, e kratos, que significa força. O Pankration consiste em utilizar o boxe e wrestling, logo se tornou o evento mais popular dos jogos olímpicos.

Este esporte ficou popular no mundo com vários eventos populares, com suas próprias regras.

Vou tentar esclarecer um pouco sobre o MMA, em questionamentos populares. 

Foto 02

1 – O que é o MMA? A sigla refere-se ao nome em inglês “Mixed Martial Arts” (artes marciais mistas, em português) e se refere a um esporte que combina técnicas das 3 séries de combate das artes marciais – chutes, socos e grappling – independente de característica de estilo, como judô, karatê, muay thai, jiu jitsu, luta livre… 

2 – O esporte pode ser praticado por jovens? Sim, pode. A questão maior que os pais devem preocupar é com a qualidade dos treinos. A conduta do professor, para que os alunos tenham como ponto de referência. Nunca como um incentivador da violência.  Seguindo a rotina de treino planejada para cada faixa etária e condições de cada jovem, não haverá problemas.

A prática de MMA garante a perda de peso por ser um esporte de muita 

movimentação e atividade corporal intensa.

A resistência muscular, o aumento da força e da massa muscular são os benefícios físicos nos treinos de MMA.  O gasto calórico é de aproximadamente 1000 calorias.

Melhora a autoestima, autoconfiança.

Foto 03

3 – O MMA tem regras?

Sim. Algumas das coisas que não se pode fazer: dar cabeçada, colocar o dedo no olho, atacar a região genital, golpear com o cotovelo de cima para baixo, golpear os rins com os calcanhares, chutar a cabeça se o adversário estiver caído, arremessar o oponente para fora da área de luta e arremessá-lo contra a lona sobre a cabeça ou a coluna (o chamado bate-estaca).

Foto 04

4 – para ser um bom lutador de MMA? Precisa dominar as técnicas de defesa e ataques, das três series de combate: chute – soco (a luta em pé) – grappling ( projeções, luta no solo).

5 – Como é um treino de MMA? Iniciando com alongamentos, uma bateria de exercícios ( flexões, abdominais, corrida…), treinos livres de soco e chutes em equipamentos de apara soco e apara chute. Técnicas de luta no solo. Na terceira parte são exploradas habilidades de defesa e ataque em duplas, aplicando combinações de soco, chute e projeções.

Foto 05

6 – só existe UFC com evento de MMA? Não. Tem vários eventos mundiais com suas regras. Além

do Ultimate Fighting Championship  UFC; tem o Bellator MMA Championship Tournaments; ONE ChampionshipKonfrontacja Sztuk Walki, entre outros eventos.

Espero ter esclarecido sobre o MMA, agora e vir praticar para concluir a sua pesquisa.

Ver também http://institutoerize.com.br/2020/02/10/mma-mix-martial-arts/

 

Quem sou eu? Meu nome é Ruysdael Crise Pereira Soares, mais conhecido como Ruy Erize. Sou fundador e CEO do Instituto Erize de Artes Marciais desde 1993.  Shidoshi ho da Bujinkan Budo Tai Jutsu. Instrutor de Jeet Kune Do. Instrutor de Luta Livre. Faixa preta de Jiu Jitsu Brasileiro. Sou instrutor de defesa pessoal no curso de vigilante armado, na FORTSEG. Sou formado em educação física. Concluí em 2020 pós-graduação em Treinamento em Artes Marciais Mistas – MMA.

 

 

Referências

Alves Garcia, Roberto; Lima da Silva, Nádia; Josué Votre,Sebastião. A LUTA LIVRE NO SÉCULO XX NO RIO DE JANEIRO. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 379-390, abr./jun. de 2016.

Poderoso de Souza, Rodrigo. Metodologia das lutas. Pós graduação em MMA, faculdade unyleya.

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2013/11/01/adolescente-pode-praticar-mma-veja-a-opiniao-de-especialistas.htm

Os 10 maiores eventos de MMA do mundo além do UFC


Fotos do arquivo do I.E.A.M.:

01 – logo de IEAM – MMA

02 – foto de treinamento de luva de focus (manoplas) de JKDE

03 – treinando chutes no tai pads ( apara chutes)  de JKDE

04 – aquecimento  no treino de luta livre com corda

05 – treinamento de solo na LUTA LIVRE ERIZE

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *